Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
SUA SAúDE - CHECK-UP
Visualizações : 1323
Qual a idade ideal para fazer um check-up cardiológico?

Há algum fator genético envolvido?

Na realidade, não existe uma idade definida, mas sim situações definidas. Por exemplo, se um jovem vai praticar uma atividade esportiva qualquer, ele deve pelo menos fazer uma avaliação cardiológica para a detecção de problemas congênitos, hipertrofia miocárdica ou mesmo arritmias cardíacas, que poderiam colocar em risco a vida desta pessoa.

Uma outra situação é quando o paciente vai realizar alguma intervenção cirúrgica. É importante realizar um exame cardiológico pré-operatório.

Fora destas situações, necessitam de um ckeck-up anual as pessoas que tiverem o que chamamos de fatores de risco cardiovascular, como, por exemplo, Diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol, o hábito de fumar.

A genética tem influência em várias doenças. Uma delas é a doença aterosclerótica dos vasos que levam a infarto, e acidente vascular cerebral. Se na família há várias pessoas, principalmente com menos de 60 anos, com quaisquer destas doenças, é necessário fazer exames mais precocemente.

De uma maneira geral, pessoas com histórico familiar e um ou mais fatores de risco precisam ter uma alimentação saudável (dieta balanceada), realizar exercícios físicos programados e fazer exames para detecção precoce de alterações metabólicas como diabetes e hipercolesterolemia. Ter qualidade de vida é a ordem do dia em todas as orientações de saúde.
 
Fonte : Dr.Arnaldo Contini Franco Publicado : 26/07/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348