Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Cálculos renais
Visualizações : 1347
Que tipo de dieta deve ser seguida para prevenir o aparecimento de cálculos renais?

Algumas pedras nos rins são constituídas de ácido úrico. Indivíduos com produção excessiva do ácido úrico podem desenvolver gota, além de pedra nos rins. Nestas condições, deve ser evitada a ingestão excessiva de alimentos que contenham purinas ou tenham como origem as purinas, tais como carne de órgãos (fígado, moela, rins), arenque, anchovas, sardinhas e outros peixes fortes, além de frutos do mar, cerveja e vinho.

Embora possuam quantidades significativas de purinas, couve flor, espinafre, feijões, lentilhas e ervilhas devem ser consumidos moderadamente e em porções únicas, evitando ingerir na mesma refeição, por exemplo, couve flor e ervilhas.

É sempre recomendável consumir alimentos com atividades diuréticas, como anis, aipo, coentro, cominho, berinjela, alho, limão, alcaçuz, cebola, salsa, hortelã pimenta e aspargo, desde que o indivíduo consuma um volume de mais de dois litros de água por dia. A água também ajuda a expelir dos rins as partículas ácidas.

Nunca é demais frisar que quanto maior o volume de água ingerido e quanto mais vezes o indivíduo urinar durante o dia, menor será a quantidade de excesso de sais e toxinas retidos no organismo. A cebola, o alho poró e principalmente o alho são considerados excelentes vegetais com propriedades antibióticas.

Diversos trabalhos científicos têm comprovado esta atividade e indicado a ingestão do alho para auxiliar no tratamento de infecções no trato urinário. É recomendável acrescentar mais verduras na dieta, frutas cruas e hortaliças.


Matéria enviada pelo colaborador :
Dr.Arnaldo Contini Franco CRM 33.881
 
Fonte : Silvia Regina Serra, nutricionista funcional Publicado : 30/10/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348