Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Qual é a diferença entre resfriado e gripe?
Visualizações : 1420
Muitas vezes chamamos um simples resfriado de gripe, mas são doenças diferentes. Ambas são afecções causadas por vírus e transmitidas de pessoa para pessoa por meio da tosse, espirros e secreções. Se você leva a mão ao nariz, o vírus permanece na sua mão. Daí se você cumprimenta uma pessoa, e ela coça os olhos ou o nariz, vai contrair a gripe ou resfriado.

O resfriado comum é causado por vírus que têm a capacidade de mudar constantemente suas características, desta forma tornando impossível adquirir imunidade.

Os vírus causadores em adultos são o adenovírus, o rinovírus e o parainfluenza. Caracteriza se por febre baixa, coriza, congestão nasal e irritação da garganta, e não costuma durar mais que três ou cinco dias.

A gripe é causada pelo vírus influenza, que é altamente contagioso. A instalação é abrupta e intensa, com febre, calafrios, dor muscular, e frequentemente mantém o indivíduo acamado. Tem um padrão de epidemia e não esporádico. É uma doença mais grave e pode persistir por até três semanas, facilitando o aparecimento de complicações.

Existem medicamentos antivirais para o tratamento da gripe que devem ser administrados até 72h após o início do quadro clínico, necessitando de supervisão médica; mas não substituem a vacinação.

Recomendações para gripes e resfriados

limite seu contato com pessoas resfriadas;
não toque em objetos manuseados por essas pessoas;
evite levar as mãos ao nariz, aos olhos e à boca;
para assoar o nariz, use lenço descartável, e jogue os em local apropriado;

lave as mãos frequentemente;

mantenha a umidade do ar dos ambientes em nível adequado;

beba líquidos.

Se a febre persistir mais do que cinco dias, e houver aparecimento de hematomas, manchas vermelhas, confusão mental, falta de ar, ou os sintomas piorarem rapidamente, será necessário buscar ajuda médica.

Enviado pelo colaborador :
Dr. Arnaldo Contini Franco CRM 33881
 
Fonte : Dra. Janne Stella Takahara, pneumologista Publicado : 15/11/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348