Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
SUA SAÚDE: PÉ CHATO
Visualizações : 1375
Qual o tratamento para quem tem os pés planos? Os cuidados devem começar na infância?

O pé plano, popularmente conhecido por pé chato , consiste em uma diminuição ou na ausência da curvatura do arco interno do pé, ou próximo deste, ocasionando a queda do pé para dentro. Esta condição é normal nas crianças até os 3 ou 4 anos de idade, quando começa a ocorrer o desenvolvimento do arco plantar do pé.

Na maioria das vezes, não gera dor alguma. Quando ocorre dor, esta é difusa, sem localização específica. Porém, o pé plano merece atenção quando a deformidade for muito acentuada; e a criança com os pés levemente planos, ou pés normais, começa a desenvolver a partir dos 8 ou 9 anos de idade um pé gravemente plano. Nestes casos, há a necessidade de passar por uma avaliação de um especialista, que analisará os pés, as pernas, os joelhos e o tipo de andar da criança, para levantar a necessidade de um tratamento específico ou correções de outros gêneros.

O uso de suportes plantares personalizados (palmilhas) é uma das formas de tratamento ou compensação do pé plano. Caminhar descalço na areia ou na grama é uma atividade que estimula a musculatura interna do pé, proporcionando a formação do arco plantar.

Matéria enviada pelo colaborador do site:
Dr. Arnaldo Contini Franco , CRM 33881
 
Fonte : Luís Gustavo de Souza Yankievicz, fisioterapeuta Publicado : 14/03/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348