Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
CANÍCIE Meus cabelos estão ficando brancos, e agora?
Visualizações : 1404
Uma preocupação que aflige a muitos, principalmente as mulheres, é a chegada dos cabelos brancos. Apesar de não ser nada fora do comum, a chamada canície normalmente ocorre em virtude da redução significativa das células conhecidas como melanócitos nas raízes dos fios, incluindo aí a redução no estoque destas células localizado em uma região conhecida como bulge.

Com menos células produtoras deste pigmento, as raízes dos cabelos vão perdendo a capacidade de produzir fios que sejam pigmentados, ficando eles, então, acinzentados e brancos.

Há casos em que os cabelos brancos começam a se manifestar logo na adolescência. Outros, com mais de 70 anos apresentam apenas alguns fios encanecidos. Essas diferenças podem ser justificadas pelo pequeno estoque de melanócitos de uns e pelo maior estoque de melanócitos de outros.

De qualquer forma, há quem acredite ter mais sorte por ficar com cabelos brancos mais tarde, enquanto outros valorizam o charme e a maturidade que acompanha a perda de pigmentos dos fios. Ainda assim, é mais fácil encontrar pessoas que preferem ficar com seus cabelos com sua cor natural, quando não, tingidos de outras tonalidades, mas nunca brancos.

Infelizmente não existem medicamentos que tenham resultados comprovados contra o embranquecimento dos fios.. Em alguns casos os cabelos podem voltar a ganhar cor após fórmulas minerais e vitaminas, acupuntura, homeopatia, terapia hormonal etc.

O que fica como sugestão é sempre a tonalização dos fios. Com produtos de menor ou maior fixação nos cabelos, o que vale é se sentir bem. Lembrando sempre de evitar comprometer os fios com produtos de qualidade duvidosa ou deixando de seguir as orientações do fabricante.

Ademir Júnior dermatologista (São Paulo)
 
Fonte : Enviado pelo Colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 24/12/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348