Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Irmã Dulce
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes melhor conhecida como Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia, foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados

Cronologia

1914
26 DE MAIO - Nasce Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, à rua São José de Baixo, 36, no bairro do Barbalho, na freguesia de Santo Antônio Além do Carmo, cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Filha do cirurgião dentista
Dr. Augusto Lopes Pontes e D. Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. 13 DE DEZEMBRO - É batizada na igreja de Santo Antônio Além do Carmo.

1921
8 DE JUNHO - Morre D. Dulce, sua mãe, aos 26 anos de idade.

1922
Junto com seus irmãos Augusto e Dulce, faz a primeira comunhão, na Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.

1927
Manifesta pela 1ª vez o interesse pela vida religiosa. Por esta época já atendia doentes no portão de sua casa, na rua da Independência, 61 – bairro de Nazaré.

1929
Conhece no Convento de Nossa Senhora do Desterro, a Irmã Rosa Schüller que pela 1ª vez lhe falou sobre a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. 14 DE FEVEREIRO - Foi matriculada na Escola Normal da Bahia, no 1º ano do curso de professora.

1932
20 DE AGOSTO - Recebe o sacramento da crisma, das mãos do Arcebispo D. Augusto Álvaro da Silva. 9 DE DEZEMBRO - Forma-se em professora pela Escola Normal da Bahia (atual ICEIA).

1933
15 DE JANEIRO - Faz a profissão de Terceira Franciscana, recebendo o nome de Irmã Lúcia. 9 DE FEVEREIRO - Ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão, Sergipe.
13 DE AGOSTO - Recebe o hábito das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Em homenagem à mãe, recebe o nome de Irmã Dulce.

1934
15 DE AGOSTO - Emite sua Santa Profissão de votos simples temporários de Noviciado.
SETEMBRO - Vem para Salvador, trabalhar na abertura do Hospital Espanhol, em companhia das Irmãs Tabita e Capertana, exercendo as funções de enfermeira, sacristã, porteira e responsável pelo raio X.

1935
Inicia a assistência à comunidade carente, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, além de começar a atender os operários que eram numerosos naquele bairro, criando um
posto médico que teve em Dr. Bernadino Nogueira, seu 1º colaborador e diretor. Por esta época a imprensa começa a chamá-la de Anjo dos Alagados.
FEVEREIRO - Passa a ensinar no Curso Infantil e lecionar Geografia e História no Colégio Santa Bernardete, no Largo da Madragoa, pertencente à sua Congregação.
JUNHO - Começa a trabalhar com os operários da Península Itapagipana.
6 DE DEZEMBRO - Inaugura uma biblioteca para os operários da Fábrica Penha, em Itapagipe.

1936
1 DE NOVEMBRO – Funda com os operários Ramiro S. Mendonça, Nicanor Santana e Jorge Machado, a União Operária São Francisco, 1ª organização operária católica da Bahia.

1937
A União Operária São Francisco se transforma no Círculo Operário da Bahia.
15 DE MAIO - A Serva de Deus inicia seu 2º noviciado.
15 DE AGOSTO - Emite sua Santa Profissão de votos simples perpétuos.
1937 / 40 - Ajuda a fundar os cinemas Plataforma, São Caetano, cuja renda contribuía para a manutenção do COB.

1939
1 DE MAIO - Inaugura o Colégio Santo Antônio, no bairro da Massaranduba, para operários e seus filhos, com 300 crianças no turno matutino e 300 adultos à noite.
Ocorre a invasão das cinco casas, na Ilha dos Ratos, que irá definir o futuro da ação social e religiosa da Serva de Deus.

1941
8 DE JANEIRO - Conclui o curso de Oficial de Farmácia.
A Serva de Deus inicia a obra do quilo, para ajudar as famílias carentes junto ao Círculo Operário.

1946
Dá início à campanha para entronizar o Sagrado Coração de Jesus nas fábricas de Itapagipe.

1947
11 DE JUNHO - É instalado o Convento Santo Antônio, com as Irmãs Plácida e Hilária e, a Serva de Deus como a sua 1ª Superiora, junto ao Círculo Operário da Bahia.
15 DE NOVEMBRO - Recebe o título de Auxiliar de Serviço Social.

1948
28 DE NOVEMBRO - Inaugura o Cine Teatro Roma.

1949
Ocupa o galinheiro ao lado do convento inaugurado em 1947, após a autorização da sua Superiora, com os primeiros 70 doentes, dando origem a tradição propagada a décadas pelo povo baiano, de que a Serva de Deus construiu o maior hospital da Bahia, a partir de um simples galinheiro.

1950
Inicia o atendimento aos presos da cadeia conhecida como “Coréia”, devido as más condições de higiene local, no Dendezeiros.

1952
16 DE ABRIL - Cria o SAC – Serviço de Alimentação do Comerciário – almoço a preços populares ( 2 tostões), no prédio do Círculo Operário da Bahia.

1959
26 DE MAIO - Funda a Associação Obras Sociais Irmã Dulce.
15 DE AGOSTO - Instala oficialmente a Associação Obras Sociais Irmã Dulce.

1960
8 DE FEVEREIRO - Inaugura o Albergue Santo Antônio, com 150 leitos.

1976
25 DE FEVEREIRO - Falece seu pai, Dr. Augusto Lopes Pontes, que além de se constituir num baluarte ao lado de sua filha, na construção e consolidação das suas obras, foi um grande incentivador de outras obras sociais, destacando-se entre elas o “Abrigo Filhos do Povo”, situado no bairro da Liberdade.

1980
7 DE JULHO - A Serva de Deus tem seu primeiro encontro com o Papa João Paulo II.

1981
9 DE MARÇO - Cria a Fundação Irmã Dulce.

1983
Inaugura o novo Hospital Santo Antônio, com 400 leitos.

1984
Funda a Associação Filhas de Maria Servas dos Pobres, com o intuito de manter o carisma da sua Obra.

1988
O então Presidente da República José Sarney, indica a Serva de Deus para o Prêmio Nobel da Paz, com o apoio da Rainha Sílvia da Suécia.

1990
11 DE NOVEMBRO - A Serva de Deus é internada com problemas respiratórios.

1991
20 DE OUTUBRO - Recebe no seu leito de enferma, a visita do Papa João Paulo II, pela última vez.

1992
13 DE MARÇO - Numa sexta feira, morre às 16:45, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, sito a Av. Dendezeiros, depois de sofrer por 16 meses.
15 DE MARÇO - As 20:00h, é sepultada no altar do Santo Cristo, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, em Salvador, Bahia, Brasil.

2000
17 DE JANEIRO - Abertura do Processo Diocesano para a Beatificação e Canonização da Serva de Deus, Dulce Lopes Pontes.
26 DE MAIO - Transladação dos restos mortais da Serva de Deus, para a capela do Convento Santo Antônio, junto às Obras Sociais Irmã Dulce.

2001
01 DE JUNHO - Encerramento da Fase Diocesana do Processo de Canonização da Serva de Deus Dulce, na Catedral Basílica de São Salvador, Bahia. Início da Fase Romana do processo.
7 NOVEMBRO - Validação jurídica pela Congregação para a Causa dos Santos da Santa Sé da documentação levantada e elaborada pela Diocese de Salvador referente ao processo de beatificação de Irmã Dulce.

2003
FEVEREIRO - Lançamento na Itália da biografia oficial de Irmã Dulce, escrita pelo italiano Gaetano Passarelli, teólogo e biógrafo de santos e único leigo na história a ser admitido como consultor na Congregação para a Causa dos Santos.
MAIO - Lançamento da biografia oficial de Irmã Dulce no Brasil pela Editora Record.
JUNHO - Conclusão e apresentação da Positio à Congregação para a Causa dos Santos. A Positio é um documento canônico misto de relato biográfico e das virtudes e resumo dos testemunhos do processo que atestam as ações virtuosas da Serva de Deus.
JUNHO - Reconhecimento jurídico pelo Vaticano de um possível milagre ocorrido por intercessão de Irmã Dulce
www.irmadulce.org.br ( Obras Sociais Irmã Dulce – OSID )
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348